Palestrando +Saúde

Palestrando +Saúde

O evento Mais Saúde organizado pela associação Neo Missio em Porto da Folha foi uma iniciativa bastante oportuna e inovadora para a comunidade local, contando com uma equipe profissional multidisciplinar, composta por fonoaudiólogo, fisioterapeuta, enfermeira, médico, educador físico e nutricionista.
 
Sem o propósito de trazer atendimento médico propriamente dito, a ênfase foi trazer esclarecimentos gerais sobre importantes problemas da saúde pública, como a hipertensão arterial, o alcoolismo, o uso de drogas ilícitas. Na verdade, um dos pilares da atenção básica em saúde é exatamente atuar na prevenção de agravos à saúde, principalmente através de uma informação técnica adequada.
 

Neo Missio - Aproximando Realidades

 
Os assuntos foram expostos na forma de palestras interativas, sendo que demos enfoque ao alcoolismo, por ser um problema real entre os buraqueiros, inclusive com início muito precoce e com vários problemas sociais atrelados. Mostramos algumas dessas consequências prejudiciais também na forma de uma encenação teatral, que impactou os ouvintes dado à proximidade com a realidade. Eles puderam também receber orientações sobre postura corporal nas atividades do dia-dia e receberam ensinamentos na prática sobre técnicas de alongamento, como sentar-se corretamente, postura durante o carregamento de pesos.
 
Acreditamos que houve uma boa receptividade do evento como um todo por parte dos participantes, pois alcançamos o objetivo de deixar uma mensagem para reflexão dentro de cada situação abordada. Uma informação em saúde bem transmitida e bem aceita pode interferir positivamente na qualidade de vida da população, na medida em que maus hábitos vão sendo deixados e práticas mais sadias vão sendo incorporadas às atividades da vida comum.
 
Jairo Angelos – Neurologista – São Paulo.