Sonhos sendo construídos

Sonhos sendo construídos

Estruturar uma cooperativa de beneficiamento de pescado envolvendo jovens e mulheres, gerando recursos. Este é o sonho de Dalio Lima, técnico em Agropecuária da Neo Missio que esta encabeçando um projeto especial em Porto da Folha.  

 

A ideia de criar peixes foi colocada em prática para aproveitar as águas salinizadas de um poço artesiano do sitio da Neo Missio. “A água salobra impossibilita produzir algumas espécies vegetais, por isso pensamos nos peixes. Além disso, é uma atividade que pode trazer retorno financeiro e ser sustentável a comunidade”, analisa Dalio.

 

 

De acordo com ele, o plano se viabiliza quando passar a ser uma atividade desenvolvida pela comunidade, gerando empregabilidade e renda. Ele e sua equipe trabalham em uma área de mil metros quadrados e duas espécies de peixes: tilapia e tambaquis. “Escolhemos essas espécies por se adaptarem bem as aguas salinas e ser bastante aceito pela população consumidora”.

 

 

O primeiro lote de peixes será doado a comunidade carente local, mas Dalio explica que pretendem comercializar os peixes mais barato para que os moradores da região tenham acesso. Ele conta que também esta pronto a ensinar outros a realizar esta atividade. “Procuro me atualizar a cada dia no manejo para capacitar quem tiver interesse. Talvez promover cursos e palestras”.

 

 

Dalio tem expectativas altas para o futuro. “Eu vejo o projeto como uma alternativa que vai transformar quadros sociais e gerar um impacto profundo na vida das pessoas. Eu acredito em uma revolução. Pessoas tendo retorno, trabalho sendo gerado e sonhos construídos”.

 

 

Izabelle A. Assis